Livros com Café

Por: Cinthia Chagas da Silva

Segundo Elen Cristine através de uma publicação pelo site Terra “A importância do hábito de ler, devido aos registros escritos descobrimos e aprendemos culturas, histórias e hábitos diferentes, compreendemos a realidade, o sentido real das idéias, vivências, sonhos, etc. Existem três objetivos distintos para compreender a importância do hábito de ler: por prazer; para estudar e para se informar. Neste texto será abordada a leitura por prazer, uma vez que a mesma possibilita desenvolver a imaginação, embrenhando no mundo da imaginação, desenvolvendo a escuta lenta, enriquecendo o vocabulário e envolvendo linguagens diferenciadas.

Além do professor o profissional bibliotecário tem como função o incentivo à leitura e a mediação da informação, seja eletrônica, impressa dentre outras. Este tem de se preocupar não apenas com a informação passada, mas também com a forma de transmissão, desta forma acredito ser importante que para aqueles leitores interessados na leitura por prazer e não somente acadêmica, sejam orientados referente a locais que proporcionem uma leitura agradável e tranqüila. São inúmeros os ambientes nos quais podemos usufruir de uma boa leitura, mas nada melhor que ter a saborosa companhia de um bom café.  

Segue uma relação de algumas das Cafeterias mais originais do mundo, posteriormente algumas disponíveis em Goiânia, falarei um pouquinho sobre o Desing de cada uma destas cafeterias, como o ambiente, os tipos de letras utilizadas em sua divulgação bem como as informações disponibilizadas ao público. 

 

AS CAFETERIAS MAIS ORIGINAIS DO MUNDO

 

O Blog Café Fácil fez uma relação interessante das cafeterias mais originais do mundo a qual desejo compartilhar com todos, realizando uma breve análise das cores: 

ImagemDas Neue Kubitscheck, em Munique, Alemanha

Referente às cores do local, vemos que os tons mais utilizados são claros, cores frias o que trás ao local uma leveza uma vez que se utilizam várias outras formas de atração para o olhar do publico. Pode-se saber mais sobre a cafeteria através do vídeo clicando no link

 

ImagemSt. George Lycabettus Café em Kolonaki, Grécia

Já nesta cafeteria foram utilizadas cores mais escuras contrastando com branco, tal emprego de design nos proporciona visualizar desenhos criados no chão. 

 

ImagemMS Café, Museu Sztuki, Polônia

Esta cafeteria localizada em um museu optou pelo uso de um tom amadeirado criando desta forma um ambiente rústico, talvez para tentar retratar o local

 

ImagemEast Beach Café, Littlehampton, Reino Unido

A East Beach Café nos lembra as ondas do mar, porém chama a atenção devido ao uso de cores fortes como o marrom. 

 

ImagemCadboard Café, Londres, UK

Utilizando mais de 8.000 caixas de papelão, foi criada por designers de interiores B3 para o London Design Festival em 2008 no estudo de East London, porem não existe mais. 

 

ImagemO Café Púrpura

É um café fruto da imaginação de designer de interiores Jan Schriener 3D, no qual os espaços são combinados com tons de branco, pretos e roxos em formas geométricas e obras de arte.

 

ImagemIrmão Baba Budan em Melbourne, Austrália

Nesta cafeteria com certeza não são as cores que chamam a atenção, porém o marrom assim como o amadeirado para a MS Café, nos passa um ar rústico que somado as marcas na parede se torna uma incrível atração turística. 

 

CAFETERIAS EM GOIÂNIA

 

Imagem

Café Coreto

 

Localizado na Rua 142, 221 Setor Marista Goiânia, GO, possui um ambiente sofisticado, com cores frias e podemos notar um belo contraste entre a fonte da letra mais arredondada com o fundo branco. Além de leitura o local é ideal para encontrar pessoas, fazer compras uma vez que também funciona como loja de produtos diversos. 

O Café Coreto possui um site onde disponibiliza duas informações, telefones de contatos e horários de funcionamento (www.cafecoreto.com.br).  Analisando o desing editorial e de informação, temos que o site apresenta informações essências e claras como os contatos, endereços e horários porém não evidencia muito o café, não disponibiliza fotos das opções de escolha e nem preços. 

 

Imagem

Gran Café Cafeteria

Este possui um ambiente menor, porém mais aconchegante. Realiza contrastes tanto nas cores internas com externas, a quebra entre cores frias e escuras nas paredes e detalhes de objetos bem como também efetua um contraste entre as fontes de letras usadas, mesclando entre manuscrito e o normal.

Quanto à divulgação do local temos o site disponível pelo link (http://www.grancafecafeteria.com.br/) o qual é bem completo quanto aos tipos de cafés servidos, os nomes, fotos e uma breve descrição histórica da especialidade da casa. Além das informações já dispostas o Gran Café possui e-mail para os casos em que precisar tirar duvidas: (grancafecafeteria@terra.com.br). 

 

Ateliê do Grão

Localizado na Rua 36, nº 354, Setor Marista, Goiânia GO. Próximo ao Shopping Bougainville ao lado da Tribo do Açai, o Ateliê do Grão se orgulha em dizer que possui um diferencial referente as demais cafeterias de Goiânia, pois ao contrario das demais acompanha de perto a floração, desenvolvimento dos frutos a colheita e secagem, proporcionando assim um produto de qualidade. 

Imagem Imagem

Analisando a entrada do local,  vemos que se aposta em um ambiente sofisticado e com tons marrons. Para destacar o nome utiliza-se uma fonte com contraste entre o tipo manuscrito e normal e através do traço mais grosso, além do uso do símbolo de um pé de café. 

Imagem

Por dentro da cafeteria utiliza-se móveis de madeira confirmando o estilo sofisticado e continuando com o tom marrom.

Referente ao design de informação e editorial temos que a cafeteria possui uma boa divulgação, pois além de possuir um site bem completo e de fácil navegação, como podem observar pelo link (http://www.ateliedograo.com.br/) também conta com outras formas, por exemplo, o Twitter, onde podem seguir por @ateliedograo e também podem realizar compras de produtos relacionados através da loja virtual acessando (http://www.lojaadg.com.br/). 

Além destas opções temos várias outras cafeterias que disponibilizam um ótimo ambiente não apenas para leitura como também para conversar, encontrar pessoas e etc., porem no momento é só. Para maiores informações, podem acessar também o blog: (http://www.aredacao.com.br/gastronomia/7970/encontre-os-melhores-cafes-de-goiania).

 

 

 

Referência:

CRISTINE, Elen. A IMPORTANCIA DO HÁBITO DE LER. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com.br/educacao/a-importancia-habito-ler.htm>. Acesso em: 18 jun 2013. 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s